Histórico

2009: Reunião com Procuradores do Ministério Público do Trabalho. Foi apresentado e discutido o Projeto de Educação para Promoção da Saúde dos Operadores de Caixa de Supermercados, na presença dos Consultores das Áreas da Saúde e da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

2007-08Projeto de Capacitação dos Trabalhadores de Checkout de Supermercados é articulado por profissionais envolvidos no processo em parceria com pesquisadores universitários.

2007: Na audiência de encerramento do procedimento investigatório do Ministério Público do Trabalho – MPT, a Empresa compromete-se a encaminhar as recomendações, ficando a cargo do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego a verificação da implementação. Sendo que a representação dos empregados fica de encaminhar ao MPT a relação das vinte maiores empresas do ramo.

2007: O Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria de Inspeção do Trabalho do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho edita o Anexo I – Trabalho dos Operadores de Checkout da NR 17.

2006: Audiência da Procuradoria Regional do Trabalho aprova Avaliação das Condições de Trabalho dos Operadores de Caixa de Supermercados, coordenada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Santa Catarina – CEREST, com a colaboração da Empresa Supermercados Imperatriz, do Sindicato dos Empregados no Comércio de Florianópolis e da Federação dos Empregados no Comércio de Santa Catarina.

2002-03: Brasília – Discussão entre Governo, empregadores e trabalhadores para regulamentar nacionalmente o trabalho de caixas de supermercado.

 

 

Deixe um comentário